12/10/2017 | 14h16m

Nostalgia

No Dia das Crianças, relembre 5 brinquedos que marcaram a infância nos anos 80

Objetos fazem parte da exposição "Brinquedos Inesquecíveis", no Iguatemi Florianópolis

Exposição

Exposição "Brinquedos Inesquecíveis" fica aberta ao público até este domingo, no Iguatemi FlorianópolisExposição Brinquedos Inesquecíveis / Jana Hoffman

Neste Dia das Crianças, listamos 5 brinquedos que fizeram parte da infância de quem cresceu nos anos 80. Os artigos foram desejo de consumo de muita gente na época e não deixa de ser curioso para quem nasceu nos anos 2000, rodeado de tecnologia. Estes e mais outros objetos podem ser vistos na exposição "Brinquedos inesquecíveis" no Iguatemi Florianópolis, até este domingo. Confira:

Aquaplay

Aquaplay, na exposição Brinquedos Inesquecíveis no Iguatemi Florianópolis
Foto: Divulgação / Divulgação

O AquaPlay chamava a atenção dos pequenos justamente pela simplicidade. Era um brinquedo viciante usando apenas os princípios da física, onde um ou dois botões acionavam o disparo de pressão na água que movimentava bolinhas, argolas, peixinhos dentro do recipiente. Foi vendido no mundo todo e no Brasil. 

Playmobil

Playmobil na Exposição brinquedos inesquecíveis, no Iguatemi Florianópolis
Foto: Divulgação / Divulgação

Os bonequinhos chegaram ao Brasil pela Troll em 1976, mas depois começou a ser fabricado pela Estrela. Desde a sua criação foram mais de 750 kits temáticos e cerca de 4 mil personagens criados para o universo dos PlayMobil, um mundo em miniatura. Não há dúvida que estes pequenos bonequinho fazem sucesso até hoje. 

Ursinhos Carinhosos

Ursinhos Carinhosos na Exposição Brinquedos Inesquecíveis, no Iguatemi Florianópolis
Foto: Divulgação / Divulgação

Os Ursinhos Carinhosos foram febre nos anos de 1980 e até viraram desenho animado, que contava a história dos ursinhos que compartilhavam bons sentimentos. Além disso, eles tinham a função de proteger a Terra e as pessoas do temido vilão Coração Gelado, que a todo custo tentava acabar com o Amor. Muito fofos!

Boneca Moranguinho

Moranguinho na exposição brinquedos inesquecíveis, no Iguatemi Florianópolis
Foto: Divulgação / Divulgação

Um cheiro inesquecível! As mini dolls foram produzidas originalmente pela Kenner, mas chegaram por aqui entre os anos de 1982 e 1983. As bonequinhas de 15 centímetros com cheirinhos de frutas e cabelos coloridos fizeram sucesso imediato. A primeira coleção era formada por quatro bonecas: Moranguinho, Limãozinho, Laranjinha e Uvinha.

Robô Ar-Tur

Robô Ar-tur na Exposição brinquedos inesquecíveis, no Iguatemi Florianópolis
Foto: Divulgação / Divulgação

Este foi lançado no país em 1982 e chamou a atenção porque foi um dos primeiros robôs com controle-remoto. O nome Ar-Tur foi uma homenagem ao famoso robô R2-D2 , que estrelava no filme Guerra nas Estrelas. A pronúncia de R2 em inglês é "ar-two" e serviu de inspiração para o nome do amigo eletrônico de muitas crianças naquela época.

Serviço

Exposição Brinquedos Inesquecíveis
Quando: até domingo, das 10h às 22h
Onde: Piso L1, no Iguatemi Florianópolis ( Av. Me. Benvenuta, 687 - Santa Mônica - Santa Mônica)
Quanto: gratuito 

Leia mais: 

Veja 7 atrações para curtir o Dia das Crianças com os pequenos

Agenda do feriadão: 14 eventos para curtir em Santa Catarina